quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Acne, pra que te quero?


Quem nunca se desesperou por causa de uma espinha inflamada que apareceu na ponta do nariz ou porque o queixo cismou de encher de cravinhos feiosos? Nessas horas o único consolo é pensar que com a idade passa. O problema é quando não passa.
Luto contra acne desde os 13 anos de idade. Foi nessa idade que placas vermelhas gigantes se espalharam pelo meu corpo e minha mãe, desesperada, me levou a um alergista para tratar a tal urticária. Chegando lá descobrimos um pequeno detalhe: Eu não tinha urticária, mas sim acne. Gente, as malditas espinhas-mutantes (por serem enormes) estavam por todos os lados (tinha até no couro cabeludo) e quando apareceram levaram por água abaixo a minha auto-estima. Comecei a usar ácidos, enxofre, antibiótico oral e tópico e tudo causava uma melhora, mas não resolvia. Até que uma dermato bem safa sacou que o problema deveria ser hormonal e me encaminhou para uma ginecologista. Foi lá, queridos, que eu descobri que a acne era resultado da Síndrome dos Ovários Policísticos e que eu teria que lutar contra ela durante muito e muito anos. Comecei a tomar anticoncepcional (Diane 35) como parte do tratamento e a pele deu uma melhorada. Tomo até hoje e se parar de tomar a acne mutante volta com força total!
Esse drama todo foi para dizer que pele com acne requer um cuidado extra e esse cuidado não se resume somente a parte física e estética, mas também a parte psicológica. Ninguém gosta de viver com a pele cheia de espinhas e quando somos jovens os “amiguinhos” podem ser bem cruéis e nos apelidar de coisas nada agradáveis. Por isso, muita gente que sofre com acne severa acaba em uma baita depressão e com problemas sérios de auto-estima. Nessas horas é importante não ter vergonha e procurar, além do tratamento estético, alguém para conversar.
Quanto à parte estética, acreditem: Para tudo nessa via existe uma solução e o importante é buscar um dermatologista de confiança e conversar com ele sobre o problema. Ele será a pessoa mais indicada para te ajudar.
^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário