terça-feira, 7 de setembro de 2010

Polêmica no video clipe de Lady Gaga

A partir dos anos 80 o mercado da música mudou com a chegada da MTV e a explosão de videoclipes. Na época, não bastava lançar um disco, single e fazer uma turnê para divulgar o novo material. A criação de um clipe já era algo obrigatório.

E com o passar do tempo, muitos artistas aproveitaram essa ferramenta de divulgação para também criar novos conceitos, interagir com o público e, em alguns casos, com ou sem intenção, polemizar.

Polêmicos, alguns dos maiores nomes da música Pop roubam a cena. São os casos também de Madonna.
O novo e talvez maior fenômeno da música Pop dos últimos anos, Lady Gaga vem focando suas forças em seus mais recentes videoclipes, do disco "The Fame Monster".

Foi assim com a canção Telephone (feat. Beyoncé), um curta de aproximadamente 10 minutos que estabeleceu um novo padrão de superprodução para os vídeos musicais, nos dias de hoje.

Agora, com "Alejandro", aposta em imagens fortes para criar uma nova polêmica: seu clipe é inovador ou apenas superestimado?
(clique na imagem e veja o clipe)
A menção a símbolos religiosos em algumas cenas deixou muitas pessoas desconfortáveis. Menos de 24 de horas após o lançamento de Alejandro, seu diretor Steven Klein se apressou em explicar algumas cenas. Em entrevista, ele disse que o simbolismo religioso não trazia nada de negativo, mas apenas uma representação da batalha da personagem entre forças obscuras e a salvação de sua alma.


Vestida de freira, ela interpreta aquela que morre em agonia vendo a ironia da igreja que tanto condena os homossexuais, mas que tem padres pedófilos atacando meninos e meninas por aí. Em certo momento do clipe, cenas de guerra são exibidas em fusão com a cantora cantando em frente a uma cruz de ferro e ao mesmo tempo, a freira deitada em uma cama coberta com seda preta.
Bem, mesmo explicando bastante, é inegável até mesmo para o diretor que algumas cenas têm conteúdo sensual, até demais da conta. Não é à toa que Lady Gaga tem agora mais um troféu para sua coleção: o do videoclipe mais polêmico de 2010.

Um comentário:

  1. Perfeita. Ótima atitude em relação a isto, vendo por um outro lado as igrejas e as religiões condenam. Bastam lembrar os segredos que elas escondem de seus passados cruéis. Isto a sociedade sabem e não existe nada pra esconder.

    ResponderExcluir