sábado, 26 de março de 2011

ACNE E OS ALIMENTOS

ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE

Quando se pensa em acne, logo se associa uma série de restrições alimentares para evitar o aparecimento das desagradáveis espinhas, não é?

E, de acordo com alguns estudos, a alimentação está, sim, diretamente relacionada à produção de acne. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, o consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico desencadeia esse tipo de lesão. Portanto, é importante evitar açúcar, gordura e sódio.

Mas não se desespere, pois, apesar disso, existem alimentos que ajudam a evitar o seu aparecimento. Veja o que o seu prato precisa ter:

- Abobrinha, cenoura, batata-doce e damasco: fontes de betacaroteno, podem desacelerar a atividade das glândulas sebáceas

- Abacate, banana, batata, salmão: têm vitamina B6, que ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas
 
- Noz, azeite, linhaça, castanha: ricos em ácidos graxos essenciais, inibem a inflamação e, consequentemente, o excesso de oleosidade e as lesões acneicas

- Peru, tofu, ostra: contêm zinco, mineral capaz de fortalecer o sistema imunológico, reduzir inflamações e promover a regeneração do tecido cutâneo

O que é acne
 Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam, aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

Nunca é demais saber

Alimentos como chocolates, gorduras animais, leite e derivados, crustáceos, condimentos fortes e amendoins devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão destes alimentos.

Tratamento

A acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na autoestima de jovens acometidos pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção.

Os tratamentos que são mais efetivos devem ser acompanhados de perto por um dermatologista porque possuem uma maior possibilidade de efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar.

E lembre-se: procurar tratamento desde o aparecimento dos sintomas pode ser decisivo para a prevenção de cicatrizes e para melhor controle do quadro. E mais: não pense que, por ser comum, o tratamento da acne é desnecessário.

Importante
 
Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário