quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica Caseira de Hidratação para Pele Seca

dica-caseira-hidratante-pele-seca
A Hidratação da Pele é um fator muito importante na manutenção da sua integridade, principalmente das suas funções de barreira. Hoje vamos dar uma dica caseira de hidratação para pele seca, mas estamos pensando naquelas pessoas que sofrem com peles muito secas.
Antes, gostaríamos apenas de falar sobre as funções da pele:

Funções da Pele

A pele tem uma série de funções muito importantes, que são:
  • Servir como barreira física;
  • Fazer interligação com o meio ambiente;
  • Fazer barreira contra radiação UV, servindo como um protetor solar natural (o que não dispensa o uso de protetor solar), entre várias outras.
Para que isso ocorra a nossa pele deve estar muito bem hidratada, só que existe uma série de fatores e doenças como a Dermatite atópica, Xerodermia, Ictiose, em que os indivíduos apresentam a pele seca de forma excessiva e têm muita dificuldade em manter a pele bem hidratada no seu dia-a-dia. (Você pode encontrar um pouco mais em Dicas de Hidratação para a Pele)
Aqui vamos dar uma dica de hidratação que será muito útil para as pessoas que têm essa pele seca ao ponto de não melhorar com o uso de hidratantes comuns:

Dica caseira de hidratação para pele seca

Antes de tudo: Procure o dermatologista. A primeira coisa, e mais importante, é que você deve procurar primeiro o seu dermatologista, pois ele fará o melhor diagnóstico e determinará quais hidratantes poderão ser utilizados na sua pele. Feito o diagnóstico correto e sabendo quais medicamentos ou hidratantes você deverá proceder ao seguinte, mas aconselhamos conversar com seu médico sobre isso.
  1. Passe uma camada espessa do hidratante na pele a ser tratada. Isso já vai ajudar a melhorar a hidratação da  pele ressecada.
  2. Pegue uma atadura de crepon (faixa de crepon) e umedeça na água, tirando o excesso, então enrrole na pele. Esse tratamento é mais fácil nos braços e pernas.
  3. Agora cubra a faixa enrolando com filme de PVC (papel-filme, etc). Essa oclusão favorece a hidratação de tecidos mais profundos da pele.
  4. Cubra o filme com uma meia-calça ou uma nova faixa, dessa vez seca. Na verdade essa última camada é só para fixar as anteriores, então, se você notar que a primeira faixa e o filme não se soltarão, pode deixar sem a última camada.
Normalmente, 15 dias fazendo isso acelera muito o processo de reestruturação e hidratação da pele. Entretanto reforçamos a importância de ter uma acompanhamento médico.
E aí, o que acharam? Deixem sua opinião em nossos comentários! Vamos discutir um pouco mais sobre isso.

Um comentário:

  1. Olá Fabiana, interessante esse post, como você usou o artigo do nosso site, seria interessante colocar um link ali nos como retribuição, uma vez que dá um certo trabalho dedicar nosso tempo a escrever esses artigos.

    Abraços.

    Questão de Pele
    Questão de Pele

    ResponderExcluir