sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vai trabalhar? Arrume-se!

Acordar todo dia na mesma hora fazer o mesmo caminho, encontrar as mesmas pessoas… Ir para o trabalho pode dar uma sensaçãozinha de mesmice mas, sabemos muito bem que tem algo que pode mudar toda a história: o nosso look, claro! Até a menos feminina das mulheres confia que o look pode dar uma clareada no dia e mudar o humor de qualquer uma, principalmente se ele arranca elogios das pessoas ao redor.
Claro que nem todo mundo pode ir trabalhar como sempre quis, vestir looks de Lady Gaga em uma empresa mais séria ou ir de havaianas e bermudinha, mas será que tem um jeitinho de seguir a etiqueta corporativa sem abrir mão do estilo? Claro que tem, e para não dizer que só damos o gostinho mas não o doce, elaboramos umas dicas dos deuses que, ao contrário das meias de Lurex, nunca saem de moda. Brincadeirinha, para uma produção Vintage elas são tudo! Mas vamos às dicas:
  • Para um ambiente formal, mais sério:
(Cena do filme “Uma vida em sete dias”)
Sei que todo mundo pensou nos tailleurs, mas eles não são os únicos. Se o ambiente pede discrição, elegância e classe, outras peças podem fazer o mapa do tesouro na hora de se vestir. Não se sente a vontade de mostrar as pernas? As meias podem ajudar a não tirar os vestidos de cena, no inverno se jogue nas mais grossas e até com texturas, se o clima não permite, que tal uma bem fininha cor da pele, girl? Além de elegantes elas dão a feminilidade em toda uma produção e ainda mostram a discrição esperada pela empresa. As saias não podem ser curtas, mas isso não significa que capa de botijão de gás vai ao trabalho. Ajuste as saias de forma que fiquem mais fashions, mas ainda assim recatadas. Além de lindas, as saias alongam a silhueta para quem sabe usá-las e ficam bem com camisas mais largas ou blusas cacharel. As calças podem ser complementadas com cintos e abusar dos cortes bonitos e realçados quando combinados com blusas mais discretas. E o ambiente é sério, mas aceita acessórios sim. Podem ir sem medo nos cordões mais clássicos e anéis e brincos que combinam. Evite os mega brincos e pulseiras barulhentas, evite o excesso. Ninguém presta atenção em uma diretora se os brincos forem maior que ela ou se as pulseiras são uma verdadeira bateria de escola de samba. E uma dica? Quanto maior o cargo, menos jeans.
Mostrar barriga e cofrinho na empresa é o fim! Portanto, se a blusa for curta, amenize com um casaco ou com calças de cintura mais alta. Lembre-se sempre que a lógica também caminha com o guarda roupa… E fazer com que uma peça complemente a outra é super importante para não sair do contexto. Mico não, gente!
  • Para quem trabalha em ambientes externos ou viajando:
(Cena do filme “Miss Simpatia 2″)
Saber que vai chegar ao escritório e ver um ambiente arejado com um ar-condicionado ou aquecedor a sua espera é ótimo, mas e quem trabalha visitando clientes ou viajando? Nesse caso é andar grudadinha na previsão do tempo e torcer para que ele não mude bruscamente ao longo do dia, mas certos truques da época da nossa avó podem ajudar bastante nessas horas. Mantenha na bolsa ou no banco de trás do carro uma meia-calça, um casaco neutro e bonito e seu kit sobrevivência, A.K.A (as know as – também conhecido como), maquiagem! Mudou o tempo, recorra a eles e seja feliz! Mas nesse caso não há nenhuma outra regra severa, devem ser respeitadas as diretrizes da empresa mesmo quando fora dela. Vai fechar contratos importantes? Vá de clássico! A empresa é mais despojada e jovem? Arrume-se com um belo jeans, camisas sociais e acessórios. Para as que não gostam de salto, as sapatilhas são bem vindas neste caso.
  • Para quem trabalha em um ambiente extremamente fashion:
(Cena do filme “O Diabo Veste Prada”)
Esse é de longe o mais divertido para quem usa, afinal, se em uma empresa muito séria você não usa uma unha rosa pink ou azul neon por bom senso, em uma redação de moda ou em um ambiente extremamente fashionista vale sair direto das passarelas e ir trabalhar! Quer ver uma referência bem legal? O filme “O Diabo veste Prada”. Essa obra ma-ra-vi-lho-as, e guia de toda fashion girl, mostra muito bem que aquele delineador verde ou azul que só vemos em festinhas clubbers fica tudo de bom com um cabelo mais estiloso (nada de exageros, pelamodedeus!), sapatos chamativos e claro, roupas retiradas de uma revista de moda.
Nesse caso, o trio maquiagem, cabelo e look mostram personalidade, bom gosto e ousadia de quem usa. Aposte nas sobreposições, nas estampas animais, verniz nos sapatos, acessórios mais extravagantes e claro, muita, mas muita veia fashion. E as maxibags então? Elas podem ser o ponto final para uma roupa mais transada principalmente se não estiverem em tons caidinhos como vemos por aí. Se quiser dar uma mudada nos cabelos, que tal um corte mais radical ou uma cor mais vibrante? Tudo bem que castanhos e loiros ditam moda, mas imagina o que um vermelho faria por você… E se o cabelo é o de menos, cadê as boinas e chapéus de tamanho menor? Combinando com a roupa, o clima e o estilo, não há nada melhor do que usar e abusar de tudo aquilo que a moda nos dá criando até mesmo um estilo e um personagem para cada dia de trabalho. Se o trabalho é fashion e te permite ousar, não seja boba, seja estilosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário